Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Bolsonaro depende do PP para não sofrer impeachment, diz Florence sobre troca na Casa Civil

Ao Metro1, deputado petista afirmou que escolha de Ciro Nogueira era prevista, já que o senador preside sigla que lidera o centrão

Bolsonaro depende do PP para não sofrer impeachment, diz Florence sobre troca na Casa Civil

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Alexandre Santos no dia 22 de julho de 2021 às 08:44

O deputado federal Afonso Florence (PT-BA), vice-líder da oposição no Congresso, afirmou nesta quinta-feira (22) que o convite para que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) assuma a Casa Civil não surpreende, uma vez que o partido é hoje o maior expoente do centrão, bloco que dá sustentação a Jair Bolsonaro (sem partido) no Legislativo.

Em entrevista à Rádio Metropole, o petista declarou que a escolha de Bolsonaro é sobretudo uma tentativa de sobrevivência política diante da ameaça de impeachment que ronda seu governo e "empareda" Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara.

"Na Câmara se formou uma sólida maioria liderada pelo presidente Arthur Lira. Bolsonaro, para não ter nenhum processo de investigação aberto e seu impeachment aprovado, depende do partido presidido por Ciro Nogueira e da Câmara dos Deputados presidida por Arthur Lira. É um movimento todo previsto", disse Florence.

O anúncio de Bolsonaro de que substituirá o general Luiz Eduardo Ramos na Casa Civil foi feito na quarta-feira (20).

Sobre o vídeo em que Nogueira chama Bolsonaro de "fascista" e "preconceituoso" e exalta o ex-presidente Lula, o parlamentar baiano sugere que o chefe do Executivo federal já tivesse conhecimento das declarações. "Certamente, o presidente Bolsonaro sabe que ele já disse isso num passado recente. Sabe que ele era um senador que foi da base do PT nos governos do Piauí e no governo central, em Brasília”, avaliou.

Florence afirmou que, embora considere um "pocesso traumático", é favorável ao impeachment de Bolsonaro, a quem atribui uma série de crimes de responsabilidade.

"Nós estamos presenciando investigações da CPI no Senado conquistarem informações, com documentos comprobatórios, que levam qualquer cidadão com parâmetros básicos de seriedade pra  gestão público ficarem propensos a que o impeachment tem quer ser analisado. Pode até não ser aprovado, mas tem que ser analisado pela Câmara. O presidente Arthur Lira está cada vez mais emparedado", disse o deputado.