Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após saída conturbada do PDT, Tabata Amaral anuncia filiação ao PSB

Política

Após saída conturbada do PDT, Tabata Amaral anuncia filiação ao PSB

Deputada pro SP obteve autorização do Tribunal Superior Eleitoral de fazer migração sem perder seu mandato

Após saída conturbada do PDT, Tabata Amaral anuncia filiação ao PSB

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 17 de setembro de 2021 às 10:05

A deputada Tabata Amaral anunciou sua filiação ao PSB em entrevista ao Conversa com Bial na madrugada desta sexta-feira (17). Após cerca de dois anos de impasse na Justiça, a parlamentar teve autorização do Tribunal Superior Eleitoral de de migrar do PDT sem que perdesse seu mandato.

"Como alguém que acredita em partidos e ficou dois anos nessa luta para conseguir o direito de se filiar a um novo partido, eu vou para o PSB, foram muitas conversas, e vou muito feliz", disse Tabata.

"O PSB, dentro do campo progressista, tem muita clareza do seu papel no combate a esse governo tão autoritário, tão incompetente e tão corrupto que infelizmente lidera nosso país hoje", declarou ela.

O novo partido da deputada é o mesmo do prefeito de Recife, João Campos (PSB), seu namorado.

Em julho de 2019, Tabata e outros sete deputados pedetistas tiveram suas atividades no partido suspensas por terem votado a favor da reforma da Previdência, na contramão da orientação da sigla.

Para não ser enquadrada na Lei dos Partidos Políticos, que prevê a perda do mandato do deputado que se desfiliar sem justa causa, ela alegou ao TSE que estava sofrendo discriminação política. Em maio deste ano, a corte autorizou sua desfiliação sem a perda do mandato parlamentar.

Neste ano, três deputados do PSB e cinco do PDT, incluindo Tábata Amaral, surpreenderam e votaram a favor de projeto para a privatização dos Correios.