Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente do PL na Bahia confirma apoio a Bolsonaro, mas não revela quem apoiará para o governo

Política

Presidente do PL na Bahia confirma apoio a Bolsonaro, mas não revela quem apoiará para o governo

Ex-deputado José Carlos Araújo diz que pode sair do partido, caso a legenda não concorde com seu candidato ao governo do Estado

Presidente do PL na Bahia confirma apoio a Bolsonaro, mas não revela quem apoiará para o governo

Foto: Reprodução YouTube

Por: Rodrigo Meneses no dia 07 de dezembro de 2021 às 20:13

O presidente do PL na Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo, disse que o partido está feliz com a filiação do presidente Jair Bolsonaro à sigla. No entanto, ele poderá abandonar a legenda, caso a direção nacional não concorde com o candidato que ele pretende apoiar ao governo do Estado. A filiação de Bolsonaro ao PL foi condicionada ao presidente ter carta branca para escolher os candidatos aos governos estaduais. O presidente da República quer ter palanques nos estados para sua campanha de reeleição.

Na Bahia, o candidato de Bolsonaro deve ser o ministro da Cidadania João Roma, cuja candidatura ainda não foi confirmada. José Carlos Araújo disse, em entrevista ao programa Sete em Ponto, da Rádio Metropole, que já fechou apoio a um candidato, mas não revelou o nome.  “O Bolsonaro vem para o PL. Nós recebemos muito bem e devemos apoiar. Os outros desdobramentos devemos conversar o que vai acontecer porque não tem nenhum candidato com candidatura posta. Muitos pretendentes, mas na política é assim. Aqui na Bahia já aconteceu de gente ser candidato, mas quando chega na hora H desiste e nós não sabemos como vai se mostrar a coisa”, declarou o ex-deputado.

José Carlos Araújo disse não ter problema em apoiar Bolsonaro, mas explica que não pode abandonar compromisso firmado antes da filiação do presidente à legenda. “Eu tenho meu compromisso, mas, infelizmente, não posso divulgar aqui agora, mas tenho que acompanhar o compromisso que fiz. Se meu partido for contra, terei um problema para mim e não para o partido, que é grande. Eu quero ficar no partido. Já disse à direção nacional que Bolsonaro não é problema nenhum para mim. Conheço Bolsonaro, convivi com ele por 16 anos na Câmara dos Deputados. Não tenho nenhum problema de conviver, trabalhar e votar em Bolsonaro. Aí o resto, os candidatos (ao governo) que vêm aí, vamos ver o que vai acontecer, como vai ficar o PL”, explica.

O presidente do PL admitiu que recebeu convite para ingressar no PDT. "Muito me honraria voltar ao PDT, o presidente na Bahia (Félix Mendonça Júnior) me convidou, mas não tenho nenhuma pretensão de deixar o PL, mas vc sabe que na política tudo pode acontecer”.

Embora atualmente faça parte da base de apoio ao governador Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia, o PL apoiou a candidatura do prefeito Bruno Reis (DEM),  em 2020, contra a candidata do PT à época, Major Denice.

O presidente do partido é pai de Samuel Araújo, exonerado no ano passado do cargo de diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). Atualmente, Samuel é secretário de Tecnologia de Salvador.

“Está na hora de oxigenar a política. O partido que está no poder cansou. A mudança é salutar para todos nós políticos e para o povo da Bahia. Há mais de 16 anos atrás aconteceu quando houve uma mudança drástica na Bahia quando a oposição passou a ser situação. A tendência é essa. Mudar para melhor, acredito”, declarou o ex-deputado.