Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após encontro com embaixadores, imprensa internacional compara Bolsonaro a Trump

Política

Após encontro com embaixadores, imprensa internacional compara Bolsonaro a Trump

"The New York Times" diz que os diplomatas ficaram "abalados" com as declarações do presidente brasileiro

Após encontro com embaixadores, imprensa internacional compara Bolsonaro a Trump

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Por: Metro1 no dia 19 de julho de 2022 às 15:28

Jornais internacionais repercutiram nesta terça (19) o encontro de Jair Bolsonaro com embaixadores em Brasília na segunda (18), em que o presidente questionou o sistema eleitoral e repetiu suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas.

O jornal norte-americano "The New York Times" comparou o discurso de Bolsonaro no encontro com a estratégia adotada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump antes das eleições de 2020 do país, que ele perdeu. "Como Trump, Bolsonaro parecia estar desacreditando a votação antes que ela acontecesse, em um suposto esforço para aumentar a confiabilidade e a transparência", analisou o jornal.

A publicação relatou ainda que os diplomatas ficaram "abalados" com as declarações do presidente brasileiro, "uma possível prévia de sua estratégia para uma eleição que está a 75 dias de distância e que as pesquisas preveem que ele perderá em uma vitória esmagadora".

O britânico "Guardian" destacou que as falas "infundadas" de Bolsonaro sobre a integridade das urnas causaram "ultraje" entre autoridades eleitorais e políticos experientes. O discurso, disse a publicação, aumentou temores de que o "líder populista da extrema direita" desacredite as próximas eleições presidenciais.

O "Washington Post" também relatou que Bolsonaro "semeou dúvidas" que autoridades eleitorais já "desmascararam repetidamente" sobre o processo eleitoral brasileiro. As informações são do portal G1.