Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

"O bolsonarismo é uma patologia da lógica de grupo", considera escritor Francisco Bosco

O jornalista e escritor Francisco Bosco falou, nesta segunda-feira (25), sobre o lançamento de seu novo livro, na Rádio Metropole

"O bolsonarismo é uma patologia da lógica de grupo", considera escritor Francisco Bosco

Foto: Reprodução

Por: Maria Clara Andrade no dia 25 de julho de 2022 às 12:28

O jornalista e escritor Francisco Bosco falou, nesta segunda-feira (25), sobre o lançamento de seu novo livro, na Rádio Metropole. Em "O diálogo possível: Por uma reconstrução do debate público brasileiro", Bosco analisa como fomos levados ao atual cenário de polarização e busca formas de sairmos dele. 

O escritor explica que para se haver um bom debate público é preciso que os indivíduos participantes da discussão estejam abertos à possibilidade de serem convencidos por evidências, argumentos ou estatísticas. Bosco analisa, porém, que este não é o estado atual do debate público brasileiro. 

"O espaço público mudou demais nos últimos anos e, agora, tem a centralidade nas redes sociais. Isso estabeleceu lógicas de grupo", diz. Ou seja, a lógica de grupo possibilita a formação de laços de identificação, que restringe o diálogo com outros grupos. "A dinâmica é sempre a mesma, quando você faz parte de um grupo, você tem muitos benefícios narcísicos, porque um grupo compartilha as mesmas verdades, argumentos, valores e interesses que você", explica Bosco. 

O jornalista pontua ainda que no caso dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, a lógica de grupo ficou ainda mais acentuada. "O bolsonarismo é uma patologia da lógica de grupo, que é um comportamento padrão", diz. Bosco considera que indivíduos bolsonaristas, que ignoram evidências e argumentos, passaram por um processo de "ultraideologização", quando "o eu da pessoa passa a se acoplar em determinada ideologia, de tal forma que renunciar a essa ideologia seria uma espécie de morte psíquica", considera.