Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Roma diz que parlamentares se "lambuzam" com orçamento secreto: "São coisas ilegítimas"

"Os órgãos de controle estão aí, e vai ter surpresinha", avisou o deputado federal do PL

Roma diz que parlamentares se "lambuzam" com orçamento secreto: "São coisas ilegítimas"

Foto: Fernanda Vilas/Metropress

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 26 de julho de 2022 às 08:51

Candidato a governador da Bahia, o deputado federal João Roma (PL) disse, nesta terça-feira (26), que tem ocorrido "coisas ilegítimas" no orçamento da União, e declarou ter parlamentares que se "lambuzam" com emendas.

"Cedo ou tarde, vai se observar muita coisa acontecendo, porque tem gente se lambuzando. Agora, tem que saber quem está em cima disso", declarou, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole. "Não é difícil saber onde as coisas estão, porque se um deputado  que manda milhões para tal município, e ele não tem lá um vereador, um grupo político, por que ele mandou recurso para lá? Aí já levanta o alerta. Essas coisas precisam ficar alertas. (...) Os órgãos de controle estão aí, e vai ter surpresinha", acrescentou.  

Roma discordou, no entanto, do termo usado pela imprensa "orçamento secreto", que são as  emendas usadas pelo governo para ter parceria com o Centrão e permitir que parlamentares aliados irriguem as suas bases com recursos federais.

"Não é secreto. Quem fala que é secreto é uma narrativa. (Todos) têm acesso.  Onde está a grande questão? Na dosimetria, na difusão, e no exercício de algum integrante, que pega sua emenda, em vez de levar legitimidade para as pessoas que o elegeram, fazem outro tipo de coisa que a gente já viu na história na Bahia. Aqui na Bahia mesmo tinha os anões do orçamento, que gerou a CPI", afirmou o deputado.