Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

"Varíola dos macacos não pode trazer o preconceito contra gays", diz especialista

Saúde

"Varíola dos macacos não pode trazer o preconceito contra gays", diz especialista

A médica Ceuci Nunes alertou que, embora a maioria dos casos seja entre homens que fazem sexo com homens, todos estão suscetíveis a ser contaminado

"Varíola dos macacos não pode trazer o preconceito contra gays", diz especialista

Foto: Reprodução/Radio Metrópole

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 29 de julho de 2022 às 09:01

A médica infectologista Ceuci Nunes alertou, nesta sexta-feira (29), para o risco de a varíola dos macacos trazer um preconceito contra homens gays.  

A especialista alertou que, embora a maioria dos casos seja entre homens que fazem sexo com homens, todos estão suscetíveis a ser contaminado, inclusive, crianças.

"A maioria dos casos, inclusive, na Bahia são em homens que fazem sexo com homens. A transmissão sexual está sendo avaliada. É possível que ela ocorra, mas a gente precisa fazer um alerta, que não podemos errar novamente como erramos no HIV/Aids, que foi chamada de praga gay. Todo mundo é suscetível. Todo mundo pode ter a varíola dos macacos. A gente não pode trazer com isso o preconceito que essas pessoas sofrem", alertou Ceuci Nunes, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole

Ceuci Nunes ressaltou que ainda não há uma vacina específica contra essa nova variola. "E ainda não há consenso se necessita fazer a vacinação da população como um todo. As pessoas mais velhas, que se vacinaram antes da erradicação da doença, parece que essa vacina tem uma proteção até hoje", disse ela.  

A varíola dos macacos foi tema do programa "Melhor de 3", que estreou nesta quinta-feira (28) na Rádio Metropole (confira na íntegra aqui).