Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

O combate à corrupção é uma "máscara para o racismo", diz Jessé Souza sobre a elite branca brasileira

O sociólogo e escritor Jessé Souza analisou, em entrevista à Metropole, nesta sexta-feira (19), o comportamento da elite brasileira contra casos de corrupção

O combate à corrupção é uma "máscara para o racismo", diz Jessé Souza sobre a elite branca brasileira

Foto: Reprodução

Por: Maria Clara Andrade no dia 19 de agosto de 2022 às 12:50

O sociólogo e escritor Jessé Souza analisou, em entrevista à Metropole, nesta sexta-feira (19), o comportamento da elite brasileira contra casos de corrupção. Para ele, a bandeira de "combate à corrupção" é uma "máscara para o racismo". 

Jessé pediu para que fosse feita uma análise dos protestos contra a corrupção que ocorreram contra os ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Naquelas manifestações, a massa de pessoas era majoritariamente branca, considerou Jessé. 

"Se você pega a foto desse pessoal, é todo mundo branquinho. Bem vestido, classe média alta. Isso por supostas e nunca comprovadas acusações", afirmou. Em comparação, Jessé trouxe um caso envolvendo o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-presidente Michel Temer. "Teve aquela corrupção de Aécio e Temer filmada e gravada. Todo mundo ouviu e viu. Você vê algum branquinho histérico nas ruas?", questionou.

Para o escritor, a explicação para isso seria que a elite utiliza essa bandeira para mascarar um racismo, já que esse grupo estaria sempre se voltando contra governos de esquerda. "Você vai culpar o povo de eleger corruptos inconfiáveis, criminaliza o voto popular", considerou Jessé.