Política

Lula entra com pedido de habeas corpus contra condução para depoimento

Os advogados do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entraram na segunda-feira (29) com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para impedir que o petista seja conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos pessoalmente no Ministério Público do Estado de acerca da participação na compra de uma cota de apartamento tríplex de Guarujá, emSão Paulo.

[Lula entra com pedido de habeas corpus contra condução para depoimento ]
Foto : Agência Brasil

Por Matheus Morais no dia 01 de Março de 2016 ⋅ 07:36

Os advogados do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entraram na segunda-feira (29) com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para impedir que o petista seja conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos pessoalmente no Ministério Público do Estado de acerca da participação na compra de uma cota de apartamento tríplex de Guarujá, em  São Paulo.

O Instituto Lula confirmou o pedido de habeas corpus e disse que o ex-presidente já enviou as explicações por escrito e que, na atual fase do processo, é facultada a Lula a apresentação de esclarecimentos pessoalmente. Contudo, caso Lula não vá ao depoimento, marcado para a próxima quinta-feira (3), poderá ser conduzido coercitivamente para prestar informações sobre a compra do imóvel.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente não considera Cassio Conserino, o promotor “natural” do caso. A defesa de Lula afirma que a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo prevê a necessidade de distribuição de representação criminal a um dos promotores de justiça da área.

Notícias relacionadas