Política

Por votação unânime, Cunha se torna oficialmente réu no STF

Por dez votos a zero, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (3) a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. [Leia mais...]

[Por votação unânime, Cunha se torna oficialmente réu no STF]
Foto : Antônio Cruz/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 03 de Março de 2016 ⋅ 16:34

Por dez votos a zero, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quinta-feira (3) a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato. O parlamentar é acusado de receber e exigir ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras.

Com a decisão, Cunha se torna réu na primeira ação penal do STF originada das investigações da Operação Lava Jato. Votaram contra Cunha o relator do caso, Teori Zavascki, e os ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. O ministro Luiz Fux está fora do país e não participou da análise.

Os ministros ainda não decidiram se Cunha deve se afastar do comando da Câmara. Um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que ele seja afastado da presidência e do mandato de deputado será julgado pelo Supremo posteriormente. Além disso, Cunha responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

Notícias relacionadas

[Temer e Moreira ficarão presos no mesmo local que Pezão ]
Política

Temer e Moreira ficarão presos no mesmo local que Pezão 

Por Alexandre Galvão no dia 21 de Março de 2019 ⋅ 14:13 em Política

"Determino que o investigado Michel Miguel Elias Temer Lulia, na qualidade de ex-Presidente da República, seja custodiado na Unidade Prisional da Polícia Militar do Estad...

[Amigo de Temer, coronel Lima é preso]
Política

Amigo de Temer, coronel Lima é preso

Por Alexandre Galvão no dia 21 de Março de 2019 ⋅ 13:42 em Política

Temer foi preso também em São Paulo quando se dirigia para seu escritório

['É uma barbaridade', diz Temer ao ser preso pela PF]
Política

'É uma barbaridade', diz Temer ao ser preso pela PF

Por Juliana Almirante no dia 21 de Março de 2019 ⋅ 12:07 em Política

PF também prendeu o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco e faz buscas pelo ex-ministro da Casa Civil, Eliseu Padlha.