Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Cortina de fumaça", diz MPF sobre polêmica de condução coercitiva de Lula

Política

"Cortina de fumaça", diz MPF sobre polêmica de condução coercitiva de Lula

Em nota emitida, na noite deste último sábado (5), a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, reafirmou a necessidade da condução para depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o texto "instalou-se uma falsa controvérsia sobre a natureza e circunstâncias da condução coercitiva” de Lula, e que a discussão é apenas “cortina de fumaça sobre os fatos investigados”. [Leia mais...]

"Cortina de fumaça", diz MPF sobre polêmica de condução coercitiva de Lula

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Jessica Galvão no dia 06 de março de 2016 às 08:59

Em nota emitida, na noite deste último sábado (5), a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, reafirmou a necessidade da condução para depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o texto "instalou-se uma falsa controvérsia sobre a natureza e circunstâncias da condução coercitiva” de Lula, e que a discussão é apenas “cortina de fumaça sobre os fatos investigados”.

De acordo com o MPF, no decorrer das 24 fases da Operação, 117 mandados de condução coercitiva foram cumpridos, todos com autorização do juiz federal Sérgio Moro. “Apenas nesta última fase e em relação a apenas uma das conduções coercitivas determinadas, a do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, houve a manifestação de algumas opiniões contrárias à legalidade e constitucionalidade dessa medida, bem como de sua conveniência e oportunidade”, disse os procuradores.

Para o Ministério Público Federal, a condução coercitiva tem um grau de gravidade menor do que a prisão temporária e tem o intuito de atender a finalidades úteis para a investigação, como garantir a segurança do investigado e da sociedade, além de evitar “a dissipação de provas ou tumulto na sua colheita, além de propiciar uma oportunidade segura para um possível depoimento”, relataram os investigadores.