Política

Após autorização da Justiça, Lula terá acesso a processos que citam o nome dele

Os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva vão ter acesso a dois processos que envolvem o nome do ex-presidente. A autorização foi dada pela Justiça Federal, nesta quarta-feira (9). [Leia mais...]

[Após autorização da Justiça, Lula terá acesso a processos que citam o nome dele]
Foto : Agência Brasil

Por Gabriel Nascimento no dia 09 de Março de 2016 ⋅ 12:56

Os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva vão ter acesso a dois processos que envolvem o nome do ex-presidente. A autorização foi dada pela Justiça Federal, nesta quarta-feira (9). O pedido para que a defesa visualize o conteúdo foi feito na última terça-feira (8), nos autos da 24ª fase da Operação Lava Jato.

As duas investigações citadas pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato na primeira instância, dizem respeito ao Instituto Lula e à empresa Lils Palestra, que pertencem a Lula. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente está sendo investigado porque há indícios de que ele recebeu dinheiro desviado da Petrobras por meio da execução de reformas em um apartamento triplex em Guarujá (SP) e no sítio de Atibaia (SP).

Os procuradores ressaltaram ainda que existem evidências de que o petista recebeu móveis de luxo nos dois imóveis e teve a armazenagem de bens em uma transportadora bancada pela construtora OAS, uma das empreiteiras investigadas na Lava Jato. Doações de, aproximadamente, R$ 20 milhões para o Instituto Lula e pagamentos de cerca de R$ 30 milhões empresa de palestras do ex-presidente também são alvo das investigações.

De acordo com Moro, a decisão que liberou o acesso serve como a certidão requerida. Ele ainda autorizou que, caso seja requerido, o acesso também pode ser liberado para advogados que representem outros investigados.

Notícias relacionadas