Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Política

Maioria do STF vota pela saída de Wellington César do Ministério da Justiça

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) analisaram nesta quarta-feira (9) uma ação do PPS que questiona a nomeação do novo ministro da Justiça, Wellington Cesar Lima e Silva, pela presidente Dilma Rousseff. A maioria dos ministros votaram pela saída do novo ocupante do cargo. [Leia mais...]

Maioria do STF vota pela saída de Wellington César do Ministério da Justiça

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 09 de março de 2016 às 18:54

Atualizado: no dia 09 de março de 2016 às 19:07

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) analisaram nesta quarta-feira (9) uma ação do PPS que questiona a nomeação do novo ministro da Justiça, Wellington Cesar Lima e Silva, pela presidente Dilma Rousseff. A maioria dos ministros votaram pela saída do novo ocupante do cargo. Segundo o STF, Wellington Silva não pode assumir o Ministério por conta da existência de uma regra constitucional que veda que membro do Ministério Público tenha qualquer outra função pública.
    
O novo ministro foi suspenso do cargo após uma liminar da juíza Solange Salgado de Vasconcelos, da 1ª Vara Federal de Brasília, atendendo a uma ação do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) e suspendeu a nomeação. O PPS alegou que o ministro, que é membro do MP da Bahia, não poderia ser nomeado. 

Com a decisão, Wellington possui 20 dias para se manifestar diante do julgamento do STF para manifestar sua defesa.