Política

Deputados novatos unem-se em grupo do WhatsApp em troca de apoio por emendas

O grupo "Deputados Federais Novatos" criado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) no aplicativo de mensagens WhatsApp, tem discutido a liberação de verbas e investimentos para “emendas parlamentares”. Além de Elmar, participam da conversa Floriano Pesaro (PSDB-SP), [Leia mais...]

[Deputados novatos unem-se em grupo do WhatsApp em troca de apoio por emendas ]
Foto : Divulgação

Por Gabriel Nascimento no dia 22 de Junho de 2015 ⋅ 09:54

O grupo "Deputados Federais Novatos", criado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) no aplicativo de mensagens WhatsApp, tem discutido a liberação de verbas e investimentos para “emendas parlamentares”. Além de Elmar, participam da conversa Floriano Pesaro (PSDB-SP), Carlos Andrade (PHS-RR), Fábio Mitidieri (PSD-SE), Aluisio Mendes (PSDC-MA), Covatti Filho (PP-RS) e Andrés Sanchez (PT-SP). As informações são da Folha. "Amigos: criei esse grupo para trocarmos experiências e nos defendermos de determinadas tradições que visam prejudicar nossos interesses", disse Elmar no início da conversa. 

Mesmo que não tenham direito, os novatos na Câmara receberam a promessa de ter, cada um, R$ 10 milhões para emendas. Com a possibilidade do governo não honrar o acordo por falta de dinheiro, os deputados se uniram e ameaçaram derrotar o pacote fiscal da presidente Dilma Rousseff caso não fossem liberadas verbas para seus redutos eleitorais. 

Após bate-papo, os deputados se reuniram com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e cobraram o cumprimento da promessa de campanha de viabilizar emendas não apenas para reeleitos. A demanda chegou em tom de imposição ao Palácio do Planalto que, temendo uma derrota, cedeu. 

O vice-presidente e coordenador político do governo, Michel Temer (PMDB), recebeu parte dos “rebeldes” e prometeu sanar o problema. A mobilização dos "Deputados Federais Novatos" gerou a edição de uma regra autorizando o acesso dos calouros já neste ano ao dinheiro do Orçamento.

Notícias relacionadas