Política

PT está velho e perdeu utopia, diz Lula; ex-presidente prega "revolução"

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse que o PT perdeu parte do sonho, da utopia. Em evento promovido pelo instituto que leva o seu nome, o petista discursou sobre a necessidadede renovação do partido. Ainda segundo Lula, é necessário trazer novamente a juventude para perto da sigla, com duras críticas a posturas vistas hoje no partido que ajudou a criar. [Leia mais...]

[PT está velho e perdeu utopia, diz Lula; ex-presidente prega
Foto : Divulgação

Por Matheus Simoni no dia 22 de Junho de 2015 ⋅ 16:41

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse que o PT perdeu parte do sonho, da utopia. Em evento promovido pelo instituto que leva o seu nome, o petista discursou sobre a necessidade  de renovação do partido. Ainda segundo Lula, é necessário trazer novamente a juventude para perto da sigla, com duras críticas a posturas vistas hoje no partido que ajudou a criar. "O PT perdeu um pouco do sonho, da utopia. A gente só pensa em cargo, em ser eleito, ninguém trabalha de graça mais (pelo partido)", reclamou. "Estamos querendo salvar nossa pele e nossos cargos ou criar um novo projeto?", questionou.

Lula revelou que pretende propor novos debates com palestras envolvendo novas lideranças internacionais. Ele afirmou ser preciso repensar a esquerda. "O PT era, em 1980, o que é hoje o Podemos [Partido europeu surgido recentemente] . A gente nasceu de um sonho, de que a classe trabalhadora pudesse ter vez e ter voz, e nós construímos essa utopia", disse o ex-presidente, ao refletir sobre como recuperar essa ideologia.

"Há necessidade de repensarmos a esquerda, o socialismo e o que fazer quando chegamos ao governo. Enquanto você é oposição é muito fácil ser democrata você pode sonhar, pensar, acreditar, mas quando você chega ao governo, precisa fazer, tomar posiçõe", disse.

Notícias relacionadas