Política

Ministra Rosa Weber nega pedido de Lula para manter investigações no STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta terça-feira (22) pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter na Suprema Corte as investigações sobre o petista no âmbito da Operação Lava Jato, que apura desvios na Petrobras. Na decisão proferida pela ministra, ela pontua que, no entendimento do STF, não cabe propor um habeas corpus para derrubar decisão de um ministro da própria Corte.[Leia mais...]

[Ministra Rosa Weber nega pedido de Lula para manter investigações no STF]
Foto : Felipe Sampaio/SCO/STF

Por Matheus Simoni no dia 22 de Março de 2016 ⋅ 14:06

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta terça-feira (22) pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para manter na Suprema Corte as investigações sobre o petista no âmbito da Operação Lava Jato, que apura desvios na Petrobras. Na decisão proferida pela ministra, ela pontua que, no entendimento do STF, não cabe propor um habeas corpus para derrubar decisão de um ministro da própria Corte.

"Pontuo que, em todas as oportunidades nas quais a questão me foi submetida, em Colegiado desta Casa ou em juízo singular, decidi pelo não cabimento do writ contra ato de Ministro deste Supremo Tribunal Federal", escreveu a ministra do despacho. O pedido formulado pelos advogados de Lula contestou a decisão do ministro Gilmar Mendes, que barrou a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil e devolveu as investigações para o juiz Sérgio Moro, da primeira instância da Justiça Federal.

Na última sexta-feira (18), Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula se baseando no argumento de que o ex-presidente foi nomeado ministro para ter foro privilegiado garantido, retirando, assim, as investigações das mãos do juiz Sérgio Moro.

Notícias relacionadas