Política

Teori determina que Moro envie investigação sobre ex-presidente Lula para o STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato na primeira instância, envie para a Corte as investigações que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. [Leia mais...]

[Teori determina que Moro envie investigação sobre ex-presidente Lula para o STF]
Foto : Lula Marques/Agência PT

Por Matheus Simoni no dia 22 de Março de 2016 ⋅ 22:04

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato na primeira instância, envie para a Corte as investigações que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro atendeu pedido da Advocacia-Geral da União, que apontou irregularidades na divulgação de conversas telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.

No mesmo despacho, Teori Zavascki decretou que as interceptações sejam recolocadas em sigilo. No prazo de 10 dias, o juiz Moro também deverá prestar informações ao STF sobre o motivo que levou à retirada do segredo de Justiça das investigações, por conta do envolvimento de autoridades com foro privilegiado, como ministros e parlamentares.

A ação de Teori, no entanto, deixa inalterada a situação de Lula na Casa Civil, já que o ato não derruba a decisão de Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação do ex-presidente para o Ministério.

Notícias relacionadas