
Política
Walter Salles e mais de 751 artistas assinam carta a Lula por regulamentação do streaming
Documento foi encaminhado ao presidente Lula, à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, entre outros

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Mais de 750 nomes do audiovisual brasileiro — entre diretores, atores, produtores e artistas — subscreveram uma carta que defende a regulamentação das plataformas de streaming no país e cobra agilidade do Governo Federal na tramitação do tema.
O documento foi endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), à ministra da Cultura, Margareth Menezes, e à secretária nacional do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
“O audiovisual de um país registra a identidade em movimento de sua cultura. Conta quem nós somos, de onde viemos, e nos ajuda a pensar para onde queremos ir. Constrói algo fundamental: a memória de um país.”, destaca a carta, que pede que Motta reconduza a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) para a relatoria dos projetos em tramitação no Congresso.
O documento enfatiza a urgência da votação do substitutivo ao PL 2331/22, relatado pela deputada Jandira Feghali, que propõe um modelo de contribuição financeira mínima das plataformas para o desenvolvimento do audiovisual nacional (6%), patamar já abaixo do que estabelece o Conselho Superior do Cinema (12%).
"Sem regulação, o Brasil corre o risco de ser apenas um mercado consumidor, sem consolidar uma indústria nacional capaz de gerar emprego, renda e projeção internacional", conclui a carta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.