
Política
Alckmin conversa com representante dos EUA sobre tarifas: "A tarefa é trabalhar para diminuir a alíquota”
Vice-presidente se reuniu com representante dos EUA e prometeu plano de contingência até a próxima terça-feira (12)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Um dia após os Estados Unidos passarem a aplicar uma tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, se reuniu nesta quinta-feira (7) com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar. O encontro aconteceu na sede do ministério, em Brasília.
Após a reunião, Alckmin classificou a conversa como “boa” e defendeu a continuidade das negociações com o governo norte-americano. “A tarefa é trabalhar para diminuir a alíquota”, disse.
Segundo ele, o governo deve anunciar até a próxima terça-feira (12) um plano de contingência voltado às empresas impactadas pela medida. "De um lado é continuar esse trabalho, a negociação não para. E do outro, a contingência", afirmou.
A sobretaxa imposta pelo presidente Donald Trump atinge quase 36% das exportações brasileiras, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Itens como carne e café, importantes para o agronegócio nacional, foram incluídos. Outros, como suco de laranja, petróleo e fertilizantes, ficaram de fora.
O presidente Lula já afirmou que o Brasil está aberto ao diálogo, mas não aceitará "submissão" aos EUA. Ele também descartou, por enquanto, uma retaliação comercial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.