
Política
Partidos acionam TSE contra escola de samba que homenageou Lula
PL e Missão alegam propaganda antecipada e pedem apuração de possível abuso de poder

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Partido Liberal e o Partido Missão enviaram novas representações ao Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão do enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o petista no Carnaval deste ano.
Lula é apontado como pré-candidato à reeleição, e o tema do desfile foi intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Ao todo, quatro ações foram protocoladas no TSE sobre o caso, duas antes e duas após o desfile.
As primeiras liminares foram rejeitadas pela Corte sob o argumento de que não seria possível decidir antes da realização do evento, sem prejuízo de análise posterior. Ainda não há prazo para julgamento das novas representações apresentadas depois da apresentação da escola, que acabou rebaixada na apuração das notas.
Nas ações mais recentes, o Partido Missão sustenta que o samba-enredo configura propaganda eleitoral antecipada e pede multa, além da proibição do uso das imagens do desfile em redes sociais e campanhas. Já o PL solicitou a produção antecipada de provas e levantamento de informações sobre recursos empregados no evento, alegando indícios de abuso de poder político e econômico, com potencial impacto nas eleições presidenciais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

