
Política
STF abre inquérito para investigar Renan, Jucá, Raupp e Jader Barbalho
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta terça-feira (14) um novo inquérito para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA) por suspeita de desvios na construção da hidrelétrica de Belo Monte. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Agência Senado
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta terça-feira (14) um novo inquérito para investigar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA) por suspeita de desvios na construção da hidrelétrica de Belo Monte.
Pelo mesmo motivo, no fim de maio, o Supremo já tinha aberto um inquérito sobre o senador Edison Lobão (PMDB-MA), com base na delação premiada de Luiz Carlos Martins, funcionário da empreiteira Camargo Corrêa, dentro da Operação Lava Jato. Os senadores são suspeitos de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por suposto recebimento de propina em contratos da obra.
O caso de Belo Monte está sob relatoria do ministro Luiz Edson Fachin e tramita fora dos processos relativos à Lava Jato. De acordo com a procuradoria-geral da República, as suspeitas sobre os quatro senadores surgiram nos relatos feitos pelo senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em sua delação premiada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

