Política

Senado vota relatório da comissão do impeachment de Dilma nesta terça

O plenário do Senado irá votar na terça-feira (9), a partir das 9h, o relatório da comissão especial do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A expectativa é de que a sessão dure até 30 horas. A votação encerra a fase de pronúncia, segunda etapa do processo. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Marcos Oliveira/Agência Senado

Por Matheus Simoni no dia 08 de Agosto de 2016 ⋅ 15:11

O plenário do Senado irá votar na terça-feira (9), a partir das 9h, o relatório da comissão especial do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. A expectativa é de que a sessão dure até 30 horas. A votação encerra a fase de pronúncia, segunda etapa do processo.

Sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, a sessão deve possuir quórum de pelo menos 41 senadores em Plenário para que aconteça a votação. Na semana passada, Lewandowski definiu, em reunião com líderes na Casa, 24 pontos que vão orientar a sessão de pronúncia.

A decisão final, pela realização do julgamento ou pelo arquivamento do processo, será de acordo com o voto da maioria dos presentes. O primeiro a falar será o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG). Seu relatório foi aprovado na Comissão Especial do Impeachment por 14 votos a 5. Em seguida, será aberta a fase de discussões, em que todos os 81 senadores possuem direit de falar. Por último, acusação e defesa têm o direito de se posicionar. A votação será por meio eletrônico.

Notícias relacionadas

[‘O Estado brasileiro matou Marielle’, afirma viúva da vereadora]
Política

‘O Estado brasileiro matou Marielle’, afirma viúva da vereadora

Por Matheus Simoni e Alexandre Galvão no dia 18 de Dezembro de 2018 ⋅ 09:10 em Política

"A política não aceita uma mulher preta, favelada, lésbica. Esse contexto é dramático é pode colocar outras vidas em risco”, declarou ela, em entrevista a Mário Kertész