Política

Dilma cumpre prazo final e apresenta contas de 2015 ao TCU

A ex-presidente Dilma Rousseff cumpriu o prazo determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), apresentando nesta quinta-feira (8) sua defesa sobre os questionamentos a respeito das contas do governo de 2015.[Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Roberto Stuckert Filho/PR

Por Luiza Leão no dia 08 de Setembro de 2016 ⋅ 20:00

A ex-presidente Dilma Rousseff cumpriu o prazo determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), apresentando nesta quinta-feira (8) sua defesa sobre os questionamentos a respeito das contas do governo de 2015. Após algumas prorrogações dadas pelo TCU, o prazo final da entrega do relatório foi cumprido. O documento final do ministro José Múcio Monteiro provavelmente será votado no dia 5 de outubro.

Em junho deste ano, o relatório sobre as contas de 2015 foram aprovados pelos ministros, apontando a repetição de algumas irregularidades já constatadas no ano de 2014. Um exemplo disso são as operações de crédito com bancos públicos. Além dos 19 questionamentos realizados pelo TCU, cinco foram apresentados pelo Ministério Público.

Em 2015, foram constatados atrasos no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, referentes a programas sociais do governo. Isso configuraria operação de crédito e por esse motivo o TCU recomendou a rejeição das contas da ex-presidente Dilma de 2014. Além desse fator, os decretos envolvendo créditos suplementares assinados pela presidente ainda que sem autorização do Congresso Nacional, foram a base para a abertura do processo de impeachment de Rousseff.

Notícias relacionadas