Política

Decisão de Moro sobre denúncia contra Lula deve ser publicada segunda-feira

Já está com o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal, em Curitiba, a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Moro tem até cinco dias para decidir se acata a denúncia dos procuradores que integram a força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Reprodução / Agência Brasil

Por Camila Tíssia no dia 16 de Setembro de 2016 ⋅ 06:31

Já está com o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal, em Curitiba, a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com publicação da Agência Brasil, Moro tem até cinco dias para decidir se acata a denúncia dos procuradores que integram a força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato. Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná, o despacho com a decisão deverá ser publicado na próxima segunda-feira (19).

Lula se tornará réu no processo, caso a denúncia seja acolhida por Moro, bem como os outros denunciados: a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia da Silva; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto; o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro; e quatro pessoas ligadas à empreiteira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira - por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. 

É a primeira vez que o ex-presidente é denunciado à Justiça Federal no âmbito da Lava Jato. Apesar de o MPF acusar o ex-presidente de chefiar o esquema de corrupção identificado na Lava Jato, Lula não está sendo denunciado por formação de quadrilha. 

O ex-presidente convocou uma coletiva de imprensa nessa quinta-feira (15), em São Paulo, em resposta à denúncia do MPF. "Eles construíram uma mentira, uma inverdade como se fosse um enredo de uma novela. E está chegando o fim do prazo. Já cassaram o Cunha, elegeram o Temer pelo golpe e cassaram a Dilma. Agora é o fim da novela, tem que acabar com a vida política do Lula", disse durante o discurso.

Notícias relacionadas

[Dodge pede mais 60 dias para investigação sobre Aécio]
Política

Dodge pede mais 60 dias para investigação sobre Aécio

Por Marina Hortélio no dia 16 de Novembro de 2018 ⋅ 16:00 em Política

Inquérito que investiga o senador por suposto recebimento de valores indevidos pela Construtora Norberto Odebrecht para a campanha eleitoral de 2014

[Moro pede exoneração do cargo de juiz ]
Política

Moro pede exoneração do cargo de juiz 

Por Alexandre Galvão no dia 16 de Novembro de 2018 ⋅ 13:33 em Política

No documento, o futuro ministro da Justiça alegou que é notório o convite e aceite para a assumir a pasta em 2019