Política

Lava Jato: presos temporários da Arquivo X serão ouvidos nesta sexta-feira

As oitivas dos presos temporários da 34ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Arquivo X, acontecem nesta sexta-feira (23) . De acordo com a Polícia Federal, serão colhidas declarações dos envolvidos pelos Procuradores da República que trabalham no caso. Os depoimentos acontecem desde as 10h da manhã e devem se estender até a noite, na Superintendência da PF, em Curitiba.[Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Matheus Simoni no dia 23 de Setembro de 2016 ⋅ 12:44

As oitivas dos presos temporários da 34ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Arquivo X, acontecem nesta sexta-feira (23). De acordo com a Polícia Federal, serão colhidas declarações dos envolvidos pelos Procuradores da República que trabalham no caso.

Os depoimentos acontecem desde as 10h da manhã e devem se estender até a noite, na Superintendência da PF, em Curitiba. A Operação Arquivo X investiga fatos relacionados à contratação pela Petrobras de empresas para a construção de duas plataformas (P-67 e P-70) para a exploração de petróleo na camada pré-sal. 

O juiz federal Sérgio Moro determinou o bloqueio de contas de Luiz Tachard e de outros sete pessoas: Luiz Claudio Machado Ribeiro, o diretor de desenvolvimento de negócios da Mendes Júnior; Ruben Maciel da Costa Val, diretor de negócios industriais da Petrobras; Danilo Souza Baptista, engenheiro; Luiz Eduardo Carneiro, ex-presidente da OGX (atual OGPar); Júlio Cesar Oliveira Silva, analista de sistemas; e Francisco Corrales Kindelán, consultor ligado à área de energia.

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega também teve seus bens bloqueados e chegou a ser preso pela Polícia Federal. No entanto, o juiz Sérgio Moro revogou a prisão e determinou que ele fosse solto. Já Julio Cesar Oliveira Silva, que também tinha mandado de prisão decretado, está na Espanha e não há indicativo de que retorne ao Brasil.

Notícias relacionadas

[Ministro do TSE aceita ação do PDT contra Bolsonaro]
PolíticaELEIÇÕES 2018

Ministro do TSE aceita ação do PDT contra Bolsonaro

Por Marina Hortélio no dia 22 de Outubro de 2018 ⋅ 15:40 em Política

Já o pedido do partido de Ciro Gomes de impedir empresas e coligação de Bolsonaro de utilizarem o WhatsApp em campanha foi negado

[PGR se cala sobre fala de Eduardo Bolsonaro]
Política

PGR se cala sobre fala de Eduardo Bolsonaro

Por Matheus Simoni no dia 22 de Outubro de 2018 ⋅ 15:00 em Política

No domingo, 21, a PGR já havia dito que não se manifestaria. Hoje, entretanto, o órgão passou a ser pressionado