Política

Apuração prévia de delação que cita Temer é autorizada pelo STF

A abertura de procedimentos preliminares para apurar fatos narrados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Lava Jato, foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por Camila Tíssia no dia 24 de Setembro de 2016 ⋅ 09:53

A abertura de procedimentos preliminares para apurar fatos narrados na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Lava Jato, foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). Um dos objetivos é apurar a existência de um suposto acordo envolvendo parlamentares para barrar a operação, além de outras suspeitas envolvendo políticos do PT, PSDB e PMDB - partido do atual presidente da República, Michel Temer.

O pedido foi formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ele soliciitou ainda providências para dar prosseguimento à apuração após o acordo de delação premiada de Sérgio Machado ter sido validado pelo STF e Teori Zavascki atendeu. De acordo com o G1, Machado admitiu ter repassado propina a 28 políticos, que hoje integram oito partidos – PMDB, PT, PP, PC DO B, DEM, PSDB, PDT e PSB.

Segundo depoimento prestado ao Ministério Público, só para o PMDB, que teria apadrinhado a nomeação de Machado para a presidência da Transpetro, ele teria arrecadado R$ 100 milhões. Janot quer averiguar, em procedimentos separados, quatro termos da delação premiada (os termos 10, 11, 12 e 13).

Após a apuração preliminar, o procurador-geral poderá ou não pedir ao STF a instauração de inquéritos para investigar políticos.

Notícias relacionadas

[Moro deve trocar comando da Polícia Federal]
Política

Moro deve trocar comando da Polícia Federal

Por Marina Hortélio no dia 17 de Novembro de 2018 ⋅ 08:30 em Política

De acordo com a Folha, o atual superintendente da PF do Paraná, o delegado Maurício Valeixo, é um dos principais cotados para assumir o posto de diretor-geral da PF ou in...