Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

MK lembra apoio de Ulysses Guimarães em eleição para prefeito de Salvador

Política

MK lembra apoio de Ulysses Guimarães em eleição para prefeito de Salvador

Um dos mais importantes políticos do país, Ulysses Guimarães, se estivesse vivo completaria 100 anos nesta quinta-feira (6). Conhecido também como "Senhor Diretas", Ulysses atuou pelo voto popular nas eleições de 1984, quando a ditadura militar estava em seus últimos anos no comando da nação. [Leia mais...]

MK lembra apoio de Ulysses Guimarães em eleição para prefeito de Salvador

Foto: Arquivo pessoal

Por: Matheus Morais no dia 07 de outubro de 2016 às 12:24

Durante o Jornal do Meio Dia, da Rádio Metrópole, na tarde desta sexta-feira (7), Mário Kertész lembrou de um dos mais importantes políticos do país: Ulysses Guimarães. Também conhecido como "Senhor Diretas", Ulysses atuou pelo voto popular nas eleições de 1984, quando a ditadura militar estava em seus últimos anos no comando da nação. Se estivesse vivo, completaria na última quinta-feira (6), 100 anos.

A história política de "Doutor Ulysses" precisa ter mais atenção, ressaltou MK citando uma das fotos do seu arquivo pessoal - publicada no Metro1: "Doutor Ulysses tem que ser mais lembrado...Eu tô vendo umas fotos em que Doutor Ulysses, essa figura maravilhosa, estava aqui fazendo campanha para prefeito de Salvador; depois em 1986". 

O discurso de Ulysses Guimarães foi registrado em 1985, durante a campanha de Mário Kertész para prefeito de Salvador. Mário assumiu em 1 de janeiro de 1986. Na foto também estão os ex-governadores Waldir Pires e Roberto Santos.  

 

 

Sobre Ulysses Guimarães

 

O começo

Em 1940, Ulysses Guimarães formou-se advogado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vice-presidente da UNE e secretário da Federação Paulista de Futebol. Em 1947, elegeu-se deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Já após três anos, concorreu à Câmara dos Deputados, sendo reeleito em 1954 e em 1958, quando foi também delegado do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em 1961, Ulysses foi nomeado ministro da Industria e do Comércio, durante o regime parlamentarista. Exonerou-se no ano seguinte, retornando a suas atividades na Câmara. Dois anos depois do golpe militar de 31 de março de 1964, com a instituição do bipartidarismo, filiou-se ao MDB - Movimento Democrático Brasileiro -, o partido de oposição à ditadura, e foi eleito seu vice-presidente, além de deputado federal pelo partido. Nos dois anos seguintes foi presidente do Parlamento Latino-americano. Em 1971 assumiu a presidência do MDB.

Regime militar e o autoritarismo

No final do período mais autoritário do regime militar, em 1973, apresentou-se como anticandidato à presidência da República, como forma de protestar contra a farsa da eleição presidencial promovida pela ditadura, em que o "candidato" governista já estava previamente eleito, pela via indireta do voto de um Congresso manipulado.

Em 1988, presidiu a Assembléia Nacional Constituinte e anunciou a promulgação da chamada "Constituição Cidadã", que, muito emendada, permanece em vigor até hoje. Apesar de seu papel destacado na política nacional, entre o final dos anos 1970 e a década de 1980, viu o PMDB se transformar num partido dividido e ambíguo que perdeu a bandeira do oposicionismo para o PT e o PDT.

Candidato a presidente

Candidato a presidente da República em 1989, Ulysses teve apenas 4% dos votos válidos no primeiro turno, um percentual inexpressivo que mal o aproximava do segundo e do terceiro candidatos mais votados, respectivamente Lula e Leonel Brizola. O segundo turno foi ganho por Fernando Collor de Mello, que logo sofreu o processo de impeachment, devido ao esquema de corrupção articulado ao seu redor. Ulysses Guimarães colaborou ativamente no processo, que terminou com a renúncia de Collor e a posse do vice Itamar Franco.

Morte

Ulysses Guimarães morreu em 12 de outubro de 1992 após sofrer um acidente de helicóptero na região de Angra dos Reis (RJ) - seu corpo nunca foi encontrado.