Política

“Há 20 anos se discute isso no Congresso”, diz deputado sobre reforma política

Nessa semana, a Câmara dos Deputados deu início a discussão sobre a reforma política no país. Em entrevista à Mário Kertész, o deputado Federal Benito Gama (PTB) lembrou que essa não é a primeira tentativa da Casa de debater o assunto [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Bárbara Silveira e Matheus Morais no dia 28 de Outubro de 2016 ⋅ 08:29

Nessa semana, a Câmara dos Deputados deu início a discussão sobre a reforma política no país. Em entrevista à Mário Kertész, o deputado Federal Benito Gama (PTB) lembrou que essa não é a primeira tentativa da Casa de debater o assunto. 

“Há 20 anos se discute isso no Congresso. A Unanimidade é que o sistema atual faliu, tivemos uma fiscalização muito dura do caixa 2, foi positivo. No atual sistema o que funciona melhor é contagem de votos, o resto precisa ser revisto. Eu penso que em março, abril, teremos um relatório bom para o Brasil”, disse.

Segundo Benito, o financiamento de campanha é uma questão mundial onde nos EUA se tem menos problemas, mas há erros. “O sistema está todo furado, é um queijo suíço. O político está perdendo o contato com o eleitor, que foi barrado por esse sistema. Está ruim o processo, precisamos mudar”, afirmou. 

Sobre o Caixa 2, o deputado afirmou que a prática nasceu na iniciativa privada e migrou para a política. "Tem a divisão do que é propina, do que é extorsão, utilizando a vantagem ilícita, e tem o caixa 2 que era uma rotina, como o dólar paralelo com um câmbio negro que tinha no Banco Central.Nós temos que frear, criar regras, na política isso é ruim, quando você faz uma campanha sem caixa 2 ninguém acredita. O TSE e a Justiça Eleitoral têm que acompanhar essa questão de perto, se você ver da eleição de 85 para cá, houve um avanço. Mas precisamos melhorar”. 

Notícias relacionadas