Política

Gilmar Mendes diz que 'caixa 2 tem que ser desmistificado'

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, em entrevista à BBC Brasil, disse que as empresas optam por doar recursos às campanhas por meio de caixa 2, porque querem evitar serem encontradas por outros políticos. [Leia mais...]

[Gilmar Mendes diz que 'caixa 2 tem que ser desmistificado']
Foto : Agência Brasil

Por Yasmin Garrido no dia 10 de Março de 2017 ⋅ 14:01

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, em entrevista à BBC Brasil, disse que as empresas optam por doar recursos às campanhas por meio de caixa 2, porque querem evitar serem encontradas por outros políticos.

"A princípio, para o candidato seria indiferente, seria até melhor que ele recebesse pelo caixa 1", reforçou. Caixa 2 é o nome dado à doação fora da contabilidade oficial da empresa. Durante entrevista, o ministro declarou ainda que o "caixa 2 tem que ser desmistificado.

Para o ministro, é uma atitude "absolutamente normal" candidatos ou dirigentes partidários pedirem recursos às empresas. Gilmar fez o comentário quando mencionou as acusações de que o presidente Michel Temer teria participado de um jantar com o empresário Marcelo Odebrecht e pedido a doação de R$ 10 milhões para campanhas do PMDB, por meio de caixa 2.

Notícias relacionadas