Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

Tia Eron se cala sobre abrigo D. Pedro II e não dá satisfação nem ao MP

Assim como fez antes de dar o voto decisivo para a cassação de Eduardo Cunha (PMDB), no Conselho de Ética da Câmara Federal, a deputada licenciada e atual secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Salvador, Eronildes Vasconcelos (PRB), conhecida como Tia Eron, não quer falar sobre a transferência de idosos do abrigo Dom Pedro II, na Cidade Baixa. O assunto foi tema de uma audiência promovida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas não houve acordo [Leia mais...]

Tia Eron se cala sobre abrigo D. Pedro II e não dá satisfação nem ao MP

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 14 de dezembro de 2017 às 13:54

Assim como fez antes de dar o voto decisivo para a cassação de Eduardo Cunha (PMDB), no Conselho de Ética da Câmara Federal, a deputada licenciada e atual secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Salvador, Eronildes Vasconcelos (PRB), conhecida como Tia Eron, não quer falar sobre a transferência de idosos do abrigo Dom Pedro II, na Cidade Baixa. O assunto foi tema de uma audiência promovida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas não houve acordo.

Pior que emudecer, segundo o MP, Tia Eron e sua pasta prestaram apenas informações parciais sobre a mudança e pecam no quesito transparência. “Precisamos saber como a Prefeitura está pensando isso porque temos idosos que vivem lá por muito tempo. É necessário fazer o mínimo de inserção na nova área”, ressaltou a promotora Márcia Teixeira. Cheia de pretensões políticas, Eronildes é pré-candidata à reeleição para deputada federal, mas nos bastidores se articula para concorrer ao posto de vice-governadora ou mesmo senadora na chapa majoritária liderada por ACM Neto.

Insatisfação notória e batalha por poder
Para se viabilizar eleitoralmente, Tia Eron – que também é presidente estadual do PRB – precisa organizar a legenda no estado. A sigla conta com 401 diretórios, 30 vice-prefeitos e 10 prefeitos. Nos bastidores, ela não esconde o descontentamento com o esvaziamento de funções na Semps, mas descarta deixar o cargo para voltar à Brasília, para não se distanciar do xadrez de 2018. Internamente, a parlamentar tem travado uma disputa com o deputado federal Bispo Márcio Marinho pelo controle do partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

Teu passado te condena
Eleita primeira vereadora negra de Salvador, Tia Eron ganhou fama por ser a mais faltosa da Casa em 2011. Já na Câmara, o único protagonismo foi quando se viu no centro da polêmica como dona do voto decisivo no relatório que pedia a cassação de Eduardo Cunha seu aliado, com quem nunca hesitou em posar para fotos – uma delas, inclusive, em que ostentava um presente que havia trazido do México para o peemedebista. No período, Tia Eron chegou a pedir que a imprensa lhe desse “paz” para decidir seu voto, passou dias isolada em sua casa e sumiu até poucos minutos antes de a sessão ser aberta.