Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Caso Marielle: vereador apontado como mentor já quis ser Nobel da Paz

A publicação procurou a fundação Nobel na Suíça para confirmar se de fato o vereador já havia sido indicado ao prêmio, mas não obteve resposta. No site da instituição não há nenhuma menção ao brasileiro.

Caso Marielle: vereador apontado como mentor já quis ser Nobel da Paz

Foto: Tomaz Silva/Ag Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de maio de 2018 às 14:00

Apontado como um dos mentores do assassinato da vereadora Marielle Franco, o também vereador Marcello Siciliano (PHS) já quis ser Nobel da Paz, segundo a Folha. Ele nega a acusação.

De acordo com a publicação, ele se apresenta como o brasileiro mais jovem indicado ao prêmio. O motivo seria o trabalho que desempenha desde 1998 junto a comunidades dos bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena, na zona oeste. O hoje vereador era empresário do setor de automóveis (atuava na revenda de carros) e do ramo da construção.

Além da creche para 100 crianças, teria ajudado em projetos locais de dança, luta e futebol. Teria sido por causa da atuação que, em 2010, uma ONG chamada Comitê da Paz indicou o nome dele para concorrer ao prêmio Nobel da Paz, ao lado do então presidente Lula e da médica Zilda Arns.

A Folha procurou a fundação Nobel na Suíça para confirmar se de fato o vereador já havia sido indicado ao prêmio, mas não obteve resposta. No site da instituição não há nenhuma menção ao brasileiro.