Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Políticos lamentam morte de Waldir Pires

Confira a repercussão da morte do ex-governador

Políticos lamentam morte de Waldir Pires

Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Por: Evilásio Júnior no dia 22 de junho de 2018 às 12:00

Além do ex-governador Rui Costa (PT) e dos prefeitos de Salvador, ACM Neto (DEM), e Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), que decretaram luto oficial no Estado e nos respectivos municípios, outros políticos baianos lamentaram a morte do ex-governador Waldir Pires, que faleceu hoje (22), aos 91 anos. Confira as manifestações:

Michel Temer, presidente da República (MDB)

"Waldir Pires foi o primeiro governador da Bahia eleito depois da redemocratização, pelo PMDB. Os baianos, e os brasileiros, perdem um símbolo da política feita com ética e paixão pelo seu país."

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República (PT)

"Adeus ao querido amigo e companheiro Waldir Pires."

Dilma Rousseff, ex-presidente da República (PT)

"É um dia triste para todos aqueles que lutamos e sonhamos com um Brasil mais justo. Meus sentimentos à família de Waldir Pires, ao povo da Bahia e aos amigos e companheiros do PT."

Jaques Wagner, ex-governador (PT)

“Recebemos, Fátima e eu, com muita tristeza a notícia do falecimento do grande democrata Waldir Pires. Deputado Federal, Ministro de Estado, Governador da Bahia, Vereador de Salvador, a trajetória de Waldir sempre foi pautada pelos valores éticos e democráticos que dignificam a política. O Dr. Waldir que resistiu ao golpe de 1964 é o mesmo que exerceu com muita dignidade e altivez todos as funções públicas de sua vida e nos inspira a seguir sempre do lado certo da história. Em um momento como o atual, em que nossa democracia é fortemente atacada, a presença de Waldir fará ainda mais falta. Mas seguiremos sempre orientados pelo seu exemplo, lucidez e valores inalterados. Desejamos força à família e ao povo baiano.”

Lídice da Mata, senadora pelo PSB-BA

"Acabei de receber a triste notícia a morte do querido Waldir Pires, sem dúvida uma perda irreparável para a Bahia e o Brasil. A nossa geração aprendeu muito com Waldir, com a sua ética, capacidade de dialogo e inteligência. Cumpriu com dignidade e sabedoria todos os cargos que ocupou, homem justo, integro de princípios democráticos.Uma grande perda para todos nós, fará muita falta à politica."

Alice Portugal, deputada federal pelo PCdoB

Waldir Pires: Jamais esqueceremos sua dignidade e sua luta pela democracia, pela Bahia e pelo Brasil! Tive a honra de vê-lo voltar do exílio lhe imposto pela ditadura, articular a redemocratização do Brasil, ser governador da Bahia, derrotando a oligarquia violenta que nos infelicitava. Depois vimos Waldir Pires Deputado, Ministro, e mesmo com a saúde já abalada, volta à Salvador para servir ao povo na Câmara Municipal. Waldir foi alguém que efetivamente ergueu alto a bandeira da democracia, com muita amplitude, muita leveza e um conteúdo irretocável na suas teses humanistas. Waldir Pires deixará saudades!

Jutahy Magalhães Jr., deputado federal (PSDB)

“Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento do ex-governador e querido amigo Waldir Pires, de quem tive o privilégio de ter sido seu secretário de Justiça e Direitos Humanos. Homem público que dignificou nosso país pela sua luta permanente em defesa da democracia e em busca de uma sociedade mais justa, menos desigual. Fez uma vida pública com absoluta honradez e foi um exemplo de correção que deve ser seguida por todos que participam da atividade política do nosso país.”

José Carlos Aleluia, deputado federal e presidente estadual do DEM

"A vida de Waldir Pires tem muito a ensinar a todos nós. Nunca precisou radicalizar seu discurso para ser aceito pela esquerda, nem demonizar seus opositores, preferindo sempre o caminho do diálogo. Que sirva de referência para a nova geração de todos os campos políticos."

Angelo Coronel, presidente da Assembleia Legislativa (PSD)

“A Bahia hoje ficou com menos um democrata, menos uma pessoa decente, menos um líder político e eu fiquei com menos um amigo e inspirador. Minha carreira política, ainda em minha terra, Coração de Maria, começa com Waldir Pires, ao lado dos chamados autênticos do MDB. A campanha dele ao Governo da Bahia, em 1986, foi memorável, apaixonante e, talvez, não se repita nunca mais na história da Bahia. Muitas vezes vi Waldir chegar às 4h da madrugada e o povo esperar para ouvi-lo. Waldir Pires era um democrata na acepção mais perfeita da palavra, tolerante, conciliador, fraterno, mas um bravo e incansável lutador em defesa de um Brasil mais justo, menos desigual, mais desenvolvido na economia, mas também no campo social. Meu abraço solidário a toda sua família, aos amigos e, especialmente, aos seus conterrâneos de Acajutiba.”

Joseildo Ramos, deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa

"Esta é uma perda irreparável para a política brasileira, que deixa uma lacuna imensurável. Me solidarizo com os familiares, amigos e companheiros deste que, sem absoluta sombra de dúvida, deixou sua marca na história da Bahia. Hoje perdemos um ícone da defesa da democracia. É nosso compromisso dar continuidade à sua luta"

Luciano Ribeiro, deputado estadual (DEM) e líder da oposição na Assembleia Legislativa

“Apesar de militar em campo oposto ao do ex-governador Waldir é impossível não reconhecer a sua relevância para a política baiana e brasileira. Waldir Pires exerceu grande papel de destaque na vida pública, construindo uma carreira vitoriosa. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e admiradores.”

Marcelo Nilo, deputado estadual (PSB) e ex-presidente da Assembleia Legislativa

"Eu lamento profundamente a morte do ex-governador da Bahia e meu amigo, Waldir Pires. Lutou o bom combate. Deixou um legado dedicado a democracia e a liberdade."

Leo Prates, presidente da Câmara Municipal de Salvador (DEM)

“Waldir Pires é para mim uma referência como homem e político. Como colega da Câmara, ele me ensinou muito de sua experiência na vida pública, engrandecendo a democracia brasileira. Neste momento de dor irreparável para seus familiares, a Câmara de Salvador está de luto.”

Paulo Câmara, vereador de Salvador (PSDB) e ex-presidente da Câmara

“É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Waldir Pires, um homem íntegro que dedicou a maior parte da sua vida à política. A sua biografia fala por si só, nos aspectos da ética, da moralidade e da honestidade. Um homem que foi ministro da Previdência Social, da Defesa, governador, deputado federal, finalizou sua vida pública de forma honrada como vereador de Salvador, e aqui destaco o grande amigo que tive quando era presidente da Câmara Municipal. Vai em paz, Waldir! Seus ensinamentos ficarão guardados para sempre em nós.”

Fábio Nogueira, presidente do PSOL da Bahia

“O PSOL Bahia expressa seu pesar pelo falecimento do ex-governador Waldir Pires. A trajetória política de Waldir Pires como vereador, deputado, secretário de estado, ministro e governador foi marcada pela defesa da democracia e a luta por uma Bahia e um Brasil menos desigual.

‘Com tiranos não combinam brasileiros corações’ afirma o hino ao 2 de julho libertador de nosso povo. O coração de Waldir continua a bater conosco em defesa da democracia e por igualdade, sonho e desejo de todos nós baianos e do povo brasileiro.

Viva a Bahia! Viva o Brasil!
Viva a Democracia!

Waldir Pires, presente!”