Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Ex-ministro do Trabalho era 'fantoche' do PTB, diz PF 

O documento ainda aponta uma “efetiva participação” da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no núcleo político de uma organização criminosa

Ex-ministro do Trabalho era 'fantoche' do PTB, diz PF 

Foto: Divulgação / PTB

Por: Alexandre Galvão no dia 16 de julho de 2018 às 14:00

O ex-ministro do Trabalho, Helton Yomura, era um “fantoche dos caciques do PTB”, diz relatório da Policia Federal na Operação Registro Espúrio. De acordo com o Estadão, o documento ainda aponta uma “efetiva participação” da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no núcleo político de uma organização criminosa investigada pela concessão fraudulenta de registros sindicais juntoà pasta e atribui a ela o papel de “líder”.

A parlamentar chegou a ser cotada para o cargo no início do ano. Decisões da Justiça Federal e uma liminar da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, no entanto, suspenderam a posse e o governo acabou por desistir da indicação.

A Polícia Federal afirma, no documento, que Cristiane Brasil, “mesmo não ocupando formalmente qualquer cargo na estrutura do Ministério do Trabalho, foi alçada, na prática, a um posto de comando da pasta, fortalecendo a estrutura de atuação do subnúcleo PTB’’.