Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Maluf busca apoio para tentar evitar cassação de mandato na Câmara

Na semana passada, um pedido de vista apresentado pelos deputados André Fufuca (PP-MA) e Fábio Ramalho (MDB-MG) adiou discussão

Maluf busca apoio para tentar evitar cassação de mandato na Câmara

Foto: Thyago Marcel/Câmara dos Deputados

Por: Matheus Simoni no dia 13 de agosto de 2018 às 16:20

O deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP), que cumpre prisão domiciliar em São Paulo após ser condenado por lavagem de dinheiro, tem feito pedidos a interlocutores para que tentem arrastar por "pelo menos 15 dias" a palavra final sobre a perda do mandato. Segundo a jornalista Andreia Sadi, colunista do portal G1, a manobra tem como objetivo adiar a discussão do tema na Casa.

Na semana passada, um pedido de vista apresentado pelos deputados André Fufuca (PP-MA) e Fábio Ramalho (MDB-MG) levou a Mesa Diretora a não pautar o tema. Aliados do ex-prefeito paulistano argumentaram que é necessário mais tempo para colher informações sobre a condenação imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em dezembro, o ministro Edson Fachin determinou que a Mesa Diretora decretasse a perda de mandato de Maluf. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ficou de conversar com a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF, para pedir que uma ação da Câmara sobre o assunto. Uma reunião do colegiado está marcada para amanhã (14).