Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

‘Com o que fazem, Brasil era para ter dado errado há muito tempo’, ironiza Cármen Lúcia

Política

‘Com o que fazem, Brasil era para ter dado errado há muito tempo’, ironiza Cármen Lúcia

É a segunda vez que presidente do STF elogia a Lei da Ficha Limpa na mesma semana

‘Com o que fazem, Brasil era para ter dado errado há muito tempo’, ironiza Cármen Lúcia

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Por: Alexandre Galvão no dia 17 de agosto de 2018 às 16:40

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, voltou destacar a importância da Lei da Ficha Limpa.

“Nós vivemos durante muito tempo copiando outros povos, não deu certo. E o caso brasileiro, nós somos capazes de fazer ótimas leis, e fizemos”, disse a ministra. “E hoje, para citar apenas leis mais recentes, a lei chamada Lei da Ficha Limpa é copiada no mundo todo”, disse Cármen, segundo o Estadão, ao lembrar da notoriedade que ganhou a Lei Maria da Penha mundo afora.

A declaração, a segunda em que Cármen elogia a Lei da Ficha Limpa na mesma semana, ocorre em meio à discussão sobre a validade da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.

Por ter sido condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o petista já teve o registro de candidatura contestado pela Procuradoria-Geral da República e ao menos por mais seis questionamentos apresentados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente da Corte.

A ministra ainda destacou o período eleitoral, para que o brasileiro “não esqueça” que é parte da democracia. “O Brasil é cada cidadão, que junto dos outros pode cumprir a Constituição Federal”, disse Cármen, ao ressaltar que a política deve ser “exercida de acordo com a Constituição”.