Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Assista: MK comenta Dia do Professor e pede 'pensamento livre, sem barreiras' 

Editorial

Assista: MK comenta Dia do Professor e pede 'pensamento livre, sem barreiras' 

"O objetivo de nenhuma sociedade deve ser o de criar máquinas, robôs, uma sociedade que veja um mundo em só uma direção", opinou

Assista: MK comenta Dia do Professor e pede 'pensamento livre, sem barreiras' 

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Metro1 no dia 15 de outubro de 2018 às 07:51

O Dia do Professor, comemorado hoje (15), foi comentado pelo âncora do Grupo Metrópole, Mário Kertész. Para ele, o pensamento nas escolas e universidades têm de ser livre. 

"Eu espero, tenho que ter esperança - não no sentido de ficar parado, mas batalhando - para que um dia o professor possa ter um trabalho digno e livre, sem esse tipo de dizer que não existe política em aula. Tudo na vida, que a gente faz, tem política. Tudo. Então, essas restrições aqui e ali, que se tentam fazer, são restrições que representam tentativa de diminuição do estado democrático, regras absolutamente castradoras", afirmou. 

Para MK, o professor tem que ser "reverenciado". "Não é comemorado, pois não há o que comemorar. Mas não podemos deixar de ter esperança, lutar para que os professores tenham vida digna, respeito por parte dos alunos, liberdade intelectual para promover o debate, sem prisão, sem limites para que as mentes humanas possam crescer". 

"O objetivo de nenhuma sociedade deve ser o de criar máquinas, robôs, uma sociedade que veja um mundo em só uma direção. Em vários momentos vivemos isso, com o fascismo, comunismo, e outras formas de autoritarismo que sempre pretendem fazer com que as mentes fiquem limitadas. Tenho experiência de ter vivido", lembrou. 

O radialista ressaltou, porém, que é "contra a nossa natureza, ceder ao autoritarismo" e lamentou a "fuga dos cérebros que aconteceu durante a ditadura". Assista, abaixo, o comentário completo: