Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministro do TSE nega pedido do PT para apagar publicação de Olavo de Carvalho

Política

Ministro do TSE nega pedido do PT para apagar publicação de Olavo de Carvalho

Em uma das mensagens, o escritor sugere que o petista defende o incesto em seu livro intitulado ‘Desorganizando o Consenso'

Ministro do TSE nega pedido do PT para apagar publicação de Olavo de Carvalho

Foto: Mauro Ventura

Por: Matheus Simoni no dia 15 de outubro de 2018 às 19:00

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou hoje (15) o pedido da coligação de Fernando Haddad (PT) para remover 21 postagens no Facebook do filósofo Olavo de Carvalho. Em uma das mensagens, o escritor sugere que o petista defende o incesto em seu livro intitulado ‘Desorganizando o Consenso’.

“Estou lendo um livrinho do Haddad, onde ele defende a tese encantadora de que para implantar o socialismo é preciso derrubar primeiro o tabu do incesto. Kit gay é fichinha. Haddad quer que os meninos comam suas mães”, diz a postagem, que foi apagada por ele horas depois.

De acordo com a coligação de Haddad, Olavo de Carvalho ataca o Partido dos Trabalhadores e o candidato do PT à Presidência da República com "informações inverídicas, difamatórias e injuriantes", "constituindo-se em um verdadeiro manifesto político que agride o partido representante, sem qualquer possibilidade de contraditório, contraponto ou debate"

Para o ministro, o caso está inserido dentro da liberdade de expressão e a atuação da Justiça Eleitoral em relação a conteúdos divulgados na Internet deve ser realizada com a menor interferência possível.

“Embora a publicação veiculada apresente teor ofensivo ou negativo, exterioriza o pensamento crítico do representado acerca de uma obra de autoria do candidato, de modo que a liberdade de expressão no campo político-eleitoral abrange não só manifestações, opiniões e ideias majoritárias, socialmente aceitas, elogiosas, concordantes ou neutras, mas também aquelas minoritárias, contrárias às crenças estabelecidas, discordantes, críticas e incômodas”, escreveu Salomão.