Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

TSE abre investigação contra Bolsonaro sobre compra de mensagens anti-PT

TSE abre investigação contra Bolsonaro sobre compra de mensagens anti-PT

Foto: Fernando Frazão/AGBR

Por: Matheus Simoni no dia 19 de outubro de 2018 às 21:33

O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Jorge Mussi, deu prosseguimento à ação apresentada pela campanha do candidato a presidente pelo PT, Fernando Haddad, contra o adversário Jair Bolsonaro (PSL). No entanto, ele rejeitou todos os pedidos de investigação e quebra de sigilo feitas pelo partido.

De acordo com o magistrado, a concessão de liminares antes de ouvir a outra parte deve ser feita com cautela. Ele ressalta que o pedido da chapa petista tem como base apenas matérias jornalísticas que "não permitem, neste momento, demonstrar a veracidade das suspeitas".

Ontem (18), a Folha de S. Paulo revelou que empresas que financiaram a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) estariam disparando mensagens contra o PT no WhatsApp. Além de ser uma operação ilegal, já que a doação empresarial foi proibida no Brasil, não há como saber se a base de dados utilizada também é irregular.

Bolsonaro tem o prazo de cinco dias pra responder as acusações.

Após a resposta do presidenciável, o corregedor vai analisar a necessidade de novas provas. A ação terá de ser julgada pelo TSE, em data ainda não prevista.