Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Polícia Federal vai investigar envio de mensagens em massa no WhatsApp

Pedido partiu da Procuradoria-Geral da República após denúncia

Polícia Federal vai investigar envio de mensagens em massa no WhatsApp

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 20 de outubro de 2018 às 07:00

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar empresas de marketing digital que estariam atuando nas eleições de maneira estruturada para envio em massa de mensagens pelo Whatsapp. Ontem (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, a pedido da chapa de Fernando Haddad (PT), uma  processo para investigar empresas de marketing digital custeadas por empresários que apoiam o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), sob a justificativa de que estariam disseminando conteúdo em milhares de grupos do aplicativo contrários ao PT. 

Em ofício enviado pela procuradora-geral Raquel Dodge ao Ministério da Segurança Pública, ela destaca que a situação “exige que se apure quem presta serviços com uso especializado e estruturado de logística empresarial para a divulgação, em massa, de informações falsas”.

Para a procuradora, o quadro de possível interferência na formação de opinião dos eleitores com atuação dessas empresas com mensagens que podem caracterizar ofensas aos dois candidatos “afronta a integridade do processo eleitoral”.