Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Trump diz que EUA vão abandonar tratado nuclear com a Rússia

O vice-ministro de relações exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse hoje (21) que considera a retirada unilateral dos EUA como "muito perigosa" e pode levar a uma retaliação "técnico-militar"

Trump diz que EUA vão abandonar tratado nuclear com a Rússia

Foto: Official White House Photo by Joyce N. Boghosian

Por: Matheus Simoni no dia 21 de outubro de 2018 às 12:04

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o governo americano desista do tratado da época da Guerra Fria que eliminou uma classe de armas nucleares. A medida, de acordo com Trump, ocorre após violações cometidas pela Rússia. O governo russo já admite a adoção de medidas retaliatórias.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), negociado pelo então presidente dos Estados Unidos Ronald Regan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev em 1987, estabeleceu a eliminação de mísseis nucleares e convencionais de alcances curto e intermediário por ambos os países.

"A Rússia não honrou, infelizmente, o acordo então nós vamos encerrá-lo e sair dele", disse Trump a jornalistas. O vice-ministro de relações exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse hoje (21) que considera a retirada unilateral dos EUA como "muito perigosa" e pode levar a uma retaliação "técnico-militar". Autoridades americanas afirmam que hpa informação de que Moscou está desenvolvendo um sistema de lançamento baseado em terra, em violação ao tratado INF, que já teria sido instalado.