Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

TJ-BA proíbe juízes de apoiar candidatos à Presidência nas redes sociais

Presidente da Corte ressaltou que há magistrados que persistem "manifestando-se publicamente contra ou favor de candidatos, ensejando a instauração de procedimentos de natureza disciplinar"

TJ-BA proíbe juízes de apoiar candidatos à Presidência nas redes sociais

Foto: Divulgação

Por: Rodrigo Daniel Silva no dia 23 de outubro de 2018 às 08:35

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, proibiu juízes de "manifestar nas redes sociais ou em qualquer meio de comunicação, opiniões sobre questões político-partidárias, que evidenciem apoio a qualquer tipo de candidatura". O ato foi publicado no Diário da Justiça de hoje (23).

No texto, o desembargador ressalta que, apesar da recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a proibição, alguns magistrados persistem "manifestando-se publicamente contra ou favor de candidatos, ensejando a instauração de procedimentos de natureza disciplinar".

Gesilvado Britto ressalta que a vedação de atividade político-partidário aos membros da Magistratura não se restringe à prática de atos de filiação partidária, mas abrange também "participação em situações que evidenciem apoio político a candidato ou a partido político".