Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Boca Quente: conheça o novo prefeito de Salvador 

A coluna conta ainda sobre a movimentação para presidência da AL-BA e o debate da OAB-BA

Boca Quente: conheça o novo prefeito de Salvador 

Foto: Max Haack / Agecom

Por: Alexandre Galvão no dia 16 de novembro de 2018 às 09:40

Carro na frente dos bois 
Causou espanto aos observadores políticos a movimentação do PCdoB em favor da candidatura do PP para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Sem consultar o governador, o partido correu e fechou com João Leão. Vai dar dor de cabeça. 

Lembranças de Nilo 
Aliás, o vice-governador deveria hastear a bandeira da paz e ligar para o deputado Marcelo Nilo (PSB). Na última eleição, o ex-presidente do Legislativo foi traído aos 45 minutos do segundo tempo por esse mesmo PCdoB, que, antes de Coronel pipocar de votos, fazia juras de amor a Nilo.

Amém? 
Apesar da tão falada independência dos Poderes, todos sabem que o governador Rui Costa (PT) tem papel decisivo na escolha da presidência da AL-BA. Lá de Israel, Rui não foi consultado sobre os movimentos do PCdoB e nem do PP. Será que gostou da surpresa?

Quem é o prefeito? 
A ida do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao exterior deixou um vazio institucional. Quem é o prefeito? Sim, pois Bruno Reis também está fora do país. Nos corredores do Palácio Thomé de Souza a principal brincadeira é que o novo mandatário, ainda que por pouco tempo, é o chefe de gabinete de Neto, Kaio Moraes. Na presença de Neto, Moraes já exerce forte regulação na gestão. Na ausência, então, deita e rola, deixando o secretariado tenso. 

Bagunça no interior 
Vice-prefeito de Jaguarari, na Bahia, Fabrício Santana D’Agostinho (DEM) gastou mais de R$ 2 milhões em combustíveis em apenas dois meses. E o MP, o que diz?

Tá amarrado! 
A CCJ da Câmara Municipal de Salvador anda precisando de estímulo para se reunir. Adiou, pela terceira vez, o exame do relatório do Uber. 

Maia ladeira abaixo 
É bom o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) aproveitar seus últimos dias de comando. Pelos sinais dados por Bolsonaro, não há reeleição.

OAB-BA em debate 
Advogados de toda Bahia poderão acompanhar o debate que o Grupo Metrópole vai promover entre os candidatos à presidência da OAB-BA no dia 19, às 17h. O encontro entre Gamil Föppel e Fabrício Castro será exibido, ao vivo, pela rádio e pelo canal do YouTube.