Política

CGU pede critérios técnicos para a ocupação de cargos públicos

Segundo o ministro da pasta, Wagner Rosário, nomeações políticas e indicações sem preparo técnico para a função podem levar à corrupção e causar prejuízos à União

[CGU pede critérios técnicos para a ocupação de cargos públicos]
Foto : Iano Andrade / Portal Brasil

Por Daniel Brito no dia 26 de Novembro de 2018 ⋅ 18:00

O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, disse hoje (26), ao participar da abertura de um seminário sobre combate à corrupção, no Rio de Janeiro, que o órgão encaminhou ao governo um estudo para criar um decreto que estabeleça a exigência de critérios técnicos mínimos para a ocupação de cargos públicos na administração federal.

Segundo o ministro, nomeações políticas e indicações sem preparo técnico para a função podem levar à corrupção e, consequentemente, acarretar em prejuízos à União por causa de má gestão e falta de habilidade.

“O desconhecimento dos assuntos por parte dos indicados para determinado cargo trazem consequências para o governo e os prejuízos são enormes decorrentes do desconhecimento sobre o assunto que lhes compete”, declarou.

De acordo com estimativas apresentadas por Rosário, enquanto a corrupção desvia em média 10% a 15% dos cofres públicos, os prejuízos causados pela má gestão chegam a 30% ou 40%.
 

Notícias relacionadas

[Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA]
Política

Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA

Por Juliana Almirante no dia 23 de Outubro de 2019 ⋅ 07:40 em Política

No entanto, o terceiro filho do presidente negou que a conquista da liderança do PSL na Câmara Federal tenha sido o fator determinante para a decisão