Política

Relator vota por rejeitar habeas corpus de Lula

Restam ainda os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia, além do presidente da turma, Ricardo Lewandowski

[Relator vota por rejeitar habeas corpus de Lula]
Foto : Nelson Jr/SCO/STF

Por Matheus Simoni no dia 04 de Dezembro de 2018 ⋅ 16:35

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julgamento hoje (4) na Segunda Turma da Suprema Corte, que ainda está em andamento, o magistrado, que é relator da ação, negou o pedido de liberdade no petista no processo que pedia suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro para julgar processos contra o ex-presidente.

"Não se pode considerar um magistrado suspeito por decidir com base em tese jurídica que considera correta", declarou Fachin. Restam ainda os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cármen Lúcia, além do presidente da turma, Ricardo Lewandowski.

No pedido, os advogados de Lula argumentaram que a indicação de Moro como ministro do presidente eleito Jair Bolsonaro demonstra que ele agiu de forma parcial e política. O magistrado era o responsável pelos processos da Lava Jato na 13ª Vara Criminal de Curitiba. Com sua saída, a juíza Gabriela Hardt assumiu a função.

Notícias relacionadas

[PSL pede entendimento de Bolsonaro com o partido]
Política

PSL pede entendimento de Bolsonaro com o partido

Por Metro1 no dia 15 de Outubro de 2019 ⋅ 18:44 em Política

Sigla destaca que é a única com 98% de votações favoráveis ao governo federal e que não compactua com eventuais desgastes