Política

Bolsonaro quer propor mudança no sistema eleitoral já no ano que vem

De acordo com o presidente eleito, o número de votos recebido por ele nas eleições deste ano deveria ter sido maior

[Bolsonaro quer propor mudança no sistema eleitoral já no ano que vem ]
Foto : Fernando Frazão / Agência Brasil

Por Daniel Brito no dia 09 de Dezembro de 2018 ⋅ 12:30

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou ontem (8) durante participação via teleconferência na Cúpula Conservadora das Américas, em Foz do Iguaçu (PR), que pretende propor ao Congresso uma mudança no sistema de votação no Brasil já no primeiro semestre de 2019. 

De acordo com Bolsonaro, o número de votos recebido por ele nas eleições deste ano deveria ter sido maior. “Nós pretendemos votar no primeiro semestre uma boa proposta de sistema de votação no Brasil. Porque eu e muitos entendem que nós conseguimos a vitória porque tínhamos muitos, mas muitos mais votos do que eles”, disse.

No entendimento do presidente eleito, o objetivo da proposta é aperfeiçoar o processo do voto. “Entendemos o apoio e a preocupação do Tribunal Superior Eleitoral, que dizia que não tem com o que se preocupar. Na verdade, nós temos que nos preocupar”, afirmou. Apesar da fala, Bolsonaro não detalhou quais mudanças deseja propor ao Congresso. 

Durante a campanha, o presidente eleito alegou, por diversas vezes, suspeitas de fraudes no processo eleitoral. Como deputado, Bolsonaro foi autor de uma lei aprovada pelo Congresso que prevê a impressão de um comprovante do voto para eventual conferência pela Justiça Eleitoral, mas que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que alegou riscos ao sigilo do voto.
 

Notícias relacionadas

[PF montou em um dia operação contra Bivar]
Política

PF montou em um dia operação contra Bivar

Por Alexandre Galvão no dia 15 de Outubro de 2019 ⋅ 11:00 em Política

Além da casa de Bivar no Recife e da sede do partido, estão entre os alvos endereços de três ex-candidatas do PSL