Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Futuro ministro do Meio Ambiente indica que Brasil deve permanecer no Acordo de Paris

Política

Futuro ministro do Meio Ambiente indica que Brasil deve permanecer no Acordo de Paris

De acordo com Ricardo Salles, no entanto, o mundo também precisa respeitar a autonomia do país para estabelecer suas políticas ambientais

Futuro ministro do Meio Ambiente indica que Brasil deve permanecer no Acordo de Paris

Foto: Reprodução / Facebook

Por: Juliana Rodrigues no dia 11 de dezembro de 2018 às 13:00

O futuro ministro do Meio Ambiente no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, Ricardo Salles, declarou ontem (10), em entrevista à agência Reuters, que o Brasil deve permanecer no Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. No entanto, segundo o indicado para a pasta, o mundo também precisa respeitar a autonomia do país para estabelecer suas políticas ambientais.

"A minha tendência é dizer que nós não devemos deixar o acordo. Mas, por outro lado, isso também não significa que nós devemos aceitar toda e qualquer sanção, restrição e programa de maneira indiscutível. Todos os países têm que respeitar a autonomia brasileira para gerir seu território e decidir suas políticas do meio ambiente internamente", disse Salles.

Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito chegou a dizer que poderia retirar o Brasil do acordo, que estabelece metas para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. No entanto, desde que foi eleito, Bolsonaro tem feito declarações contraditórias sobre o assunto.

Ainda segundo Ricardo Salles, o orçamento do ministério e das agências ambientais ligadas à pasta, como o Ibama e o ICMBio, não será reduzido. No entanto, o futuro ministro acredita que as agências não estão produzindo os resultados que deveriam.