Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

TSE arquiva ação em que PT pedia inelegibilidade de Bolsonaro

Política

TSE arquiva ação em que PT pedia inelegibilidade de Bolsonaro

No julgamento, iniciado no dia 4 de dezembro e concluído hoje (13), os ministro do tribunal entenderam que não houve uma quantidade de provas para configurar o abuso de poder econômico

TSE arquiva ação em que PT pedia inelegibilidade de Bolsonaro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 13 de dezembro de 2018 às 11:40

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu arquivar, por unanimidade, a ação em que a coligação do PT pedia a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PSL) e de seu vice, general Hamilton Mourão, por abuso de poder econômico na campanha eleitoral.

No julgamento, iniciado no dia 4 de dezembro e concluído hoje (13), os ministro do tribunal entenderam que não houve uma quantidade de provas para configurar o abuso de poder econômico, ainda mais diante da consequência grave que seria a inelegibilidade e cassação da chapa vencedora. 

O caso envolvia o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. Na ação, o PT alegou que Bolsonaro não declarou em sua prestação de contas benefício recebido do empresário, que teria constrangido seus funcionários a votar no então candidato do PSL, sob a ameaça de demissões. A legenda apontou episódios em que o Hang teria coagido funcionários a ir trabalhar com camisetas em favor de Bolsonaro e falas em que ele pintava cenário de perda de empregos no caso de vitória do PT.