Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

PGR denuncia Jutahy Júnior e mais três pessoas por suposto ‘caixa 3’

Política

PGR denuncia Jutahy Júnior e mais três pessoas por suposto ‘caixa 3’

O deputado federal é acusado de receber dinheiro da Odebrecht por meio de outras empresas

PGR denuncia Jutahy Júnior e mais três pessoas por suposto ‘caixa 3’

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Lara Ferreira no dia 14 de dezembro de 2018 às 19:20

A Procuradoria-Geral da República informou hoje (14) denúncia ao deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) e mais três pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto “caixa 3” na campanha eleitoral de 2010. 

De acordo com a PGR, o deputado recebeu doações da Odebrecht por meio de outras empresas, o que configurou o “caixa 3”. Foram denunciados também o ex-executivo da Odebrecht e delator, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Walter Faria, do grupo Petrópolis, e Roberto Luiz Ramos Fontes Lopes, dono das empresas Leyroz e Praiamar. 
 
Jutahy, que concorreu ao Senado da Bahia nas eleições deste ano, disse ao G1 que cumpriu “100% da lei”, recebeu doações de empresas idôneas e acrescentou que o dinheiro recebido foi declarado à Justiça Eleitoral. 
 
"Em 2010, era permitida a doação empresaria. Recebi de duas empresas a soma de R$ 30 mil. Eram empresas idôneas, e a legislação permitia que eleas doassem. A doação está registrada na prestação de contas aprovadas pela Justiça Eleitoral. Fiz tudo absolutamente dentro da lei e vou me defender com a tranquilidade de quem é inocente", afirmou ele. 

"Durante a campanha, procurei saber se a empresa poderia doar, consultei a lista das empresas que podem doar, averiguamos. E as empresas doaram dentro da legislação, está tudo registrado. Essa figura de caixa 3 não existe, não tem sustentação no código eleitoral", completou.