Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Futuro ministro de Bolsonaro sugeriu pacto cristão com EUA e Rússia

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, que obteve um artigo escrito por ele e encaminhada ao núcleo da campanha de Bolsonaro, em setembro

Futuro ministro de Bolsonaro sugeriu pacto cristão com EUA e Rússia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 16 de dezembro de 2018 às 16:00

O diplomata Ernesto Araújo, futuro ministro das Relações Exteriores do governo de Jair Bolsonaro (PSL), sugeriu que a política externa do país foque na “contestação ao eixo globalista China-Europa-esquerda americana”. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, que obteve um artigo escrito por ele e encaminhada ao núcleo da campanha de Bolsonaro, em setembro. 

Intitulado “Por uma política externa do povo brasileiro”, o artigo, de cinco páginas, é propositivo, uma espécie de carta de intenções onde o diplomata revisa o pacifismo nacional (“não estamos no mundo para ser Miss Simpatia”) e sugere um realinhamento internacional do Brasil com o eixo de direita populista em ascensão. Ernesto Araújo ainda recomenda que Bolsonaro viabilize um pacto cristão com EUA e Rússia. 

"É o caso dos Estados Unidos com Donald Trump, da Itália com seu atual governo, de alguns países da Europa do Leste como Polônia e Hungria. É o caso talvez de alguns países não ocidentais que desejam defender suas próprias civilizações e suas nações frente ao globalismo dominante", escreveu.