Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Política

Venezuela rebate futuro ministro e diz que Brasil convidou Maduro para posse de Bolsonaro

A informação é uma resposta ao que disse o futuro Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que havia afirmado que o presidente venezuelano não havia sido convidado "em respeito ao povo" daquele país

Venezuela rebate futuro ministro e diz que Brasil convidou Maduro para posse de Bolsonaro

Foto: Reprodução/Twitter/@nicolasmaduro

Por: Matheus Simoni no dia 16 de dezembro de 2018 às 18:30

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou hoje (16) que o presidente do país, Nicolás Maduro, foi convidado para a posse do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. A informação é uma resposta ao que disse o futuro Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que havia afirmado que o presidente venezuelano não havia sido convidado "em respeito ao povo" daquele país. Segundo o portal G1, a orientação inicial para o ministério foi convidar todos os países, mas, depois, a orientação foi não incluir Cuba e Venezuela.

Pelo Twitter, Arreaza divulgou duas notas diplomáticas atribuídas ao Palácio do Itamaraty – que ainda está sob o comando de Aloysio Nunes, nomeado pelo presidente Michel Temer. Nelas, há o convite feito a Maduro pelo governo brasileiro.

"[...] A Embaixada [do Brasil na Venezuela] tem a honra de transmitir o convite do governo brasileiro a Sua Excelência, o senhor Nicolás Maduro Moros, presidente da República Bolivariana da Venezuela, a assistir à cerimônia de posse na capital brasileira", diz a nota atribuída ao Itamaraty.

Em seguida, Arreaza publicou outra nota, que seria a resposta do regime Maduro ao convite: "O governo socialista, revolucionário e livre da Venezuela não assistiria jamais à posse de um presidente que é a expressão da intolerância, do fascismo e da entrega de interesses contrários à integração latino-americana e caribenha", diz o texto.